1 – (PUC-MG)
Muitos carros modernos estão equipados com um sistema de frenagem
intitulado ABS, que evita que o pneu deslize quando os freios forem
acionados. O sistema funciona através de um sensor que verifica, dezenas
de vezes por segundo, se a roda “travou”, ou seja, parou de girar. Se
isso ocorrer, ele momentaneamente libera aquela roda da ação do freio,
para só voltar a aplicá-lo quando a roda retomar seu movimento normal de
rotação.
Esse sistema garante frenagens mais seguras, e em espaço menor, porque:a) quando a roda “trava”, há uma perda de energia mecânica do sistema que deve ser evitada.
b) quando a roda “trava”, há um superaquecimento do sistema de freios que deve ser evitado.
c) a inércia do carro é maior com a roda “travada” do que com a roda girando.
d) a dirigibilidade do carro é maior com a roda “travada” do que com a roda girando.
e) o coeficiente de atrito estático é maior que o coeficiente de atrito cinético.
2 – (UFCE) O bloco mostrado na figura está em repouso sob a ação da força horizontal F1, de módulo igual a 10 N, e da força de atrito entre o bloco e a superfície. Se uma outra força horizontal F2, de módulo igual a 2 N e sentido contrário, for aplicada ao bloco, a força resultante sobre o mesmo será:b) 2 N
c) 8 N
d) 10 N
e) 12 N
3 - (PUC-RJ) Uma locomotiva puxa uma série de vagões, a partir do repouso. Qual é a análise correta da situação?
a) A locomotiva pode mover o trem somente se for mais pesada do que os vagões.
b) A
força que a locomotiva exerce nos vagões é tão intensa quanto a que os
vagões exercem na locomotiva; no entanto, a força de atrito na
locomotiva é grande e é para frente, enquanto que a que ocorre nos
vagões é pequena e para trás.
c) O
trem se move porque a locomotiva dá um rápido puxão nos vagões, e,
momentaneamente, esta força é maior do que a que os vagões exercem na
locomotiva.
d) O
trem se move para frente porque a locomotiva puxa os vagões para frente
com uma força maior do que a força com a qual os vagões puxam a
locomotiva para trás.
e) Porque a ação é sempre igual à reação, a locomotiva não consegue puxar os vagões.
4 – (PUC-RJ) – Você é passageiro
num carro e, imprudentemente, não está usando o cinto de segurança. Sem
variar o módulo da velocidade, o carro faz uma curva fechada para a
esquerda e você se choca contra a porta do lado direito do carro.
Considere as seguintes análises da situação:
I) Antes e depois da colisão com a porta, há uma força para a direita empurrando você contra a porta.
II)
Por causa da lei de inércia, você tem a tendência de continuar em linha
reta, de modo que a porta, que está fazendo uma curva para a esquerda,
exerce uma força sobre você para a esquerda, no momento da colisão.
III) Por causa da curva, sua tendência é cair para a esquerda.
Assinale a resposta correta:a) Nenhuma das análises é verdadeira.
b) As análises II e III são verdadeiras.
c) Somente a análise I é verdadeira.
d) Somente a análise II é verdadeira.
e) Somente a análise III é verdadeira.
5 - (UFPE) Um bloco A de massa igual a 1kg é mantido em repouso, em contato com o teto de um apartamento, sob o efeito de uma força = 20N como ilustrado na figura a seguir. Sabendo-se que é a força de reação normal à superfície do teto, é o peso do bloco, eé a força de atrito, qual o diagrama das forças que atuam sobre o bloco A?
b)
c)
d)
e)
6 – (UFMG) Dois blocos iguais estão conectados por um fio de massa desprezível, como mostra a figura.
Em relação à situação apresentada, assinale a alternativa correta.
a) O maior valor para o peso de cada bloco que o fio pode suportar é 35 N.
b) O fio não arrebenta porque as forças se anulam.
c) O maior valor para o peso de cada bloco que o fio pode suportar é 140 N.
d) O maior valor para o peso de cada bloco que o fio pode suportar é 70 N.
7 – (PUC-RS)
Um disco gira num plano horizontal com velocidade variável. Uma
borracha de apagar está colocada sobre o mesmo, a uma distância D do
eixo de rotação. O gráfico que representa melhor a força de atrito
estático Fa que atua sobre a borracha em função de sua velocidade linear
V é
a) b)
c)
d)
e)
8 – (PUC-RJ) Uma corrente tem cinco elos cujas massas, a partir do elo superior, são, respectivamente, m1, m2, m3, m4 e m5. A corrente é mantida em repouso, ao longo da vertical, por uma força de intensidade igual a 10N. A força que o terceiro elo faz sobre o quarto é, em newtons,
b) (m4 + m5.)g + 10.
c) (m1 + m2 + m3)g + 10.
d) (m1 + m2 + m3)g - 10.
e) (m4 + m5)g.
9 - (UFF) Um bloco desliza, sem atrito, sobre um plano inclinado de um ângulo, conforme mostra a figura.
a)
b)
c)
d)
e)
10 – (UFF) Um pano de prato retangular, com 60 cm de comprimento e constituição homogênea, está em repouso sobre uma mesa, parte sobre sua superfície, horizontal e fina, e parte pendente, como mostra a figura.
Sabendo-se
que o coeficiente de atrito estático entre a superfície da mesa e o
pano é igual a 0,5 e que o pano está na iminência de deslizar, pode-se
afirmar que o comprimento da parte sobre a mesa é:
a) 40 cmb) 20 cm
c) 15 cm
d) 60 cm
e) 30 cm
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